Arq. Silvio Sant’Anna Doutor em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura Mackenzie. Professor de Projeto na FAU-Mackenzie desde 1992. Diretor do Instituto de arquitetura do Brasil entre 2006 e 2008. Coordenador do Curso de Arquitetura d…

Arq. Silvio Sant’Anna
Doutor em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura Mackenzie.
Professor de Projeto na FAU-Mackenzie desde 1992.
Diretor do Instituto de arquitetura do Brasil entre 2006 e 2008.
Coordenador do Curso de Arquitetura da FAU-Mackenzie entre os anos de 2009 e 2011.
Autor do livro “Vila Barulho D'água – um caso sustentável”.
Link lattes: http://lattes.cnpq.br/4898178546150321

Por Silvio Sant’Anna:

"Essa casa na Praia de Itamambuca, no município de Ubatuba foi concebida para um terreno de 20 metros de frente por 27 metros de profundidade, plano e atende ao programa de necessidades para uma residência plurifamiliar contemporânea, ou seja, observa as transformações sociais e culturais do nosso tempo trazendo flexibilidade funcional para os usuários.
Disposta diagonalmente no rígido terreno regular, esse projeto explora os espaços, de forma inusitada invertendo a ortogonalidade imposta pelos limites de suas bordas.
O coração da casa acontece na área de cocção, ou melhor, na iluminada e ventilada área gourmet que, centralizada na amplitude do grande salão de convívio divide a intimidade do habitar em dois reclusos núcleos iguais, porém distintos: a suíte voltada para a montanha e a suíte voltada para o mar.
Recobrindo tudo, uma cobertura produz de forma sutil e curva a tão desejada sombra para os dias de sol e a devida proteção para os dias de chuva. Um pé direito duplo permite um mezanino de múltiplas funções, dentro do arejado espaço das salas.
A técnica mista do sistema construtivo envolve madeira, metal e alvenaria, além de muito vidro criando uma variedade de texturas em uma composição singular de materialidade. A transparência resultante da composição mescla o interno e o externo de forma agradável.
Envolta pelo esplendor do jardim, a casa se integra ao meio ambiente de forma a criar a harmonia entre o bem estar da natureza e o conforto do ambiente construído. A qualidade construtiva dessa obra chama atenção pelo primor de seus detalhes e a riqueza nos
acabamentos. Tudo feito de forma a não desfigurar a rusticidade, adequando ao excelente padrão."